Costa reduziu em 9,5% resíduos produzidos por passageiro/dia e em 5% a emissão de carbono

São Paulo – A Costa Cruzeiros apresenta a nova edição do Relatório de Sustentabilidade “Sea You Tomorrow”, disponível para download no site http://www.costacrociere.it/sostenibilita.

O documento estabelece a estratégia da empresa italiana de cruzeiros para a sustentabilidade, descreve os principais projetos e os resultados alcançados em 2016. Todas as ações da Costa estão em linha com os objetivos estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU.

“O roteiro que criamos há três anos coloca a sustentabilidade no centro de uma abordagem integrada. Isso nos levou a alcançar uma série bem sucedida de projetos que implicam o envolvimento direto dos principais players do setor. O próximo passo no caminho para um futuro cada vez mais sustentável será fazer com que nossos hóspedes também desempenhem um papel mais ativo, essencial para oferecermos experiências que vão além de um simples cruzeiro”, lembra Stefania Lallai, diretora de Sustentabilidade e Relações Externas da Costa.

O Relatório de Sustentabilidade da Costa é dividido em três seções: Mar, Você e Amanhã – que abordam as questões relativas à proteção ambiental, a criação de valores compartilhados e inovação responsável.

MAR – O respeito ao meio ambiente é prioritário para a Costa e está totalmente integrado ao modelo de negócios da empresa. Muitos dos projetos desenvolvidos concentram-se em: reduzir as emissões, otimizar o consumo de energia, racionalizar os recursos hídricos e a reciclagem de resíduos. Os principais resultados alcançados nesta área são:

Redução de 3% no consumo de combustível por passageiro/dia em comparação com 2015

Diminuição de 5% na pegada de carbono em relação a 2015

Redução de 9% na emissão de gases de efeito estufa em comparação ao ano anterior

Redução de 9,5% em resíduos produzidos por passageiro por dia em relação ao ano anterior

393 toneladas de alumínio foram coletadas e enviadas para a reciclagem nos últimos 10 anos

62% dos requisitos de água são produzidos a bordo.

Os projetos mais significativos em termos de emissão e consumo envolvem a instalação do sistema ECO de limpeza de gases de escape a bordo dos navios. Esse sistema permite que as emissões sejam baixadas em mais de 90% e atua como uma importante ferramenta para a manutenção dos navios, a racionalização dos sistemas de navegação para serviços a bordo e para o uso de instrumentos digitais que monitoraram o desempenho ambiental de cada navio em sua individualidade.

A frota Costa também se esforça para diminuir a produção de resíduos e promover a reciclagem e a recuperação de materiais em conexão com os portos mais sensíveis. Em colaboração com o Consórcio de Embalagens de Alumínio (CiAL), a companhia coletou e enviou para reciclagem 393 toneladas de alumínio nos últimos dez anos. Neste contexto, por meio do projeto “Message in a Can” foi possível aumentar em 27% a coleta diferenciada de alumínio no município italiano de Savona.

A parceria com o Centro Nacional de Pesquisa também continuou em 2016, com foco nos setores de oceanografia e ciências marinhas, com a Costa disponibilizando seus recursos – navios e profissionais a bordo – para apoiar as atividades de pesquisa realizadas pela rede científica do Centro e na conscientização de hóspedes e tripulação na causa sustentável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s