Cidades mineiras recebem R$ 515 mi em obras de água e esgoto

Com a liberação de uma verba de 515 milhões de reais, que será repassada pelo Ministério das Cidades, a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) se prepara para lançar um pacote de obras de água e esgoto. Os municípios beneficiados serão Belo Horizonte, Divinópolis, Montes Claros e Sabará. Na capital do estado, as obras envolvem a ampliação do sistema de abastecimento de água em parte da região metropolitana, que atualmente usa a Bacia do rio das Velhas e do rio Paraopeba.

Os serviços contemplam a implantação de uma adutora de 5,7 quilômetros de extensão e expansão da rede de distribuição, adicionando 5 mil litros por segundo à vazão no local, que atualmente é de 14.840 litros por segundo. De acordo com o Governo Federal, o projeto vai beneficiar mais de 2 milhões de habitantes dessa área da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Em Divinópolis, por sua vez, as obras serão voltadas para a área de esgoto, com a substituição de 13,7 quilômetros de redes coletoras, a instalação de 114 ligações prediais, a implantação de 71 quilômetros de interceptores, 18 estações elevatórias e duas estações de tratamento de esgoto (ETEs). Uma dessas ETEs, no rio Itapecerica, terá capacidade de 400 litros por segundo, enquanto a outra, no rio Ermida, vai tratar 15 litros de esgoto por segundo. Em Sabará, as obras também serão voltadas para a universalização do sistema de esgoto sanitário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s