Pesquisa demonstra o papel estratégico de DevOps para os negócios

A necessidade dos lideres empresarias em se reinventar para enfrentar a concorrência reflete em praticamente todos os setores, principalmente na área da tecnologia da informação. Muitos executivos de TI tentam desenvolver suas próprias técnicas para alavancar o desempenho do time, mas alguns não sabem nem por onde começar.

Nos últimos anos, é possível observar que muitos gestores têm optado por alinhar os seus times de desenvolvimento e operações, prática conhecida como DevOps, que cria uma cultura colaborativa no departamento de TI, impulsionando o desempenho de todos os membros da equipe. Esta colaboração cria um conceito diferente da antiga dinâmica encontrada na maioria das empresas, em que os desenvolvedores e os administradores de sistema trabalhavam de maneira isolada, sem se comunicar uns com os outros.

De acordo com uma pesquisa internacional feita pelo portal Tech Pro Research com 335 profissionais de TI, para empresas que adotaram o DevOps 77% delas afirmaram ter reduzido o tempo entre o processo de disponibilização de um software para o usuário final. Já 69% dos entrevistados notaram aumento nos níveis de produtividade e colaboração entre departamentos, enquanto 59% afirmaram ter menos problemas com os softwares já em funcionamento.

Para Marcos Damasceno, diretor de Consultoria e Soluções da Micro Focus Brasil acredita que o DevOps é a solução estratégica para os negócios aliados à equipe de tecnologia.

“De forma simplificada, podemos definir DevOps como o alinhamento de ferramentas, responsabilidades e processos da equipe de desenvolvimento (Dev), com os da equipe de operações (Ops)”, explica Damasceno. Ou seja, os dois times passam a trabalhar em conjunto, com uma melhor comunicação, colaboração e integração entre eles. Essa forma de trabalho garante que as equipes de desenvolvimento apliquem suas qualidades em todas as fases do trabalho, minimizando riscos de situações inesperadas ou mudanças drásticas em projetos, fazendo entregas contínuas.

Entretanto, DevOps não é apenas um conjunto de ferramentas ou uma metodologia que pode ser aplicada sem fundamentos. Além da necessidade de conhecer novas práticas e do uso intenso de tecnologia para automatizar ao máximo os processos, essa cultura leva o departamento de TI a uma organização completamente diferente. “Adotar essa prática exige uma mudança conceitual e estratégica, que altera o modo de trabalho dos times com a finalidade de alinhar satisfatoriamente as entregas de TI com as necessidades da companhia e dos clientes para criar valor ao negócio. Sem esse movimento cultural combinado com tecnologia e processos de desenvolvimento, o DevOps se torna inutilizável”, observa o executivo. .

Além de trazer integração e inovação, a colaboração entre os times de desenvolvedores e de operações somada ao uso de ferramentas de testes automatizados e do cloud computing no lugar de demorados testes manuais por equipes isoladas, torna o processo de testes e o fluxo de trabalho muito mais ágil.

Em suma, DevOps é a colaboração entre desenvolvimento, suporte e operação, que deve funcionar em sincronia e os objetivos devem ser entendidos completamente pelos gestores. “Contudo, um ponto que deve ficar claro para quem planeja adotar a cultura DevOps é que essa mudança cultural não acontece de um dia para o outro. As companhias devem experimentar antes de decidir se é viável para o negócio ou não”, ressalta o executivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s