App criado pelo Mercado Eletrônico otimiza gestão de pessoas

O Mercado Eletrônico desenvolveu internamente um aplicativo para realizar a gestão de seus colaboradores de forma individual e personalizada. O Gente & Gestão centraliza as informações de cada colaborador, como currículo, avaliações de desempenho, prêmios conquistados, movimentações de áreas e cargos, aspirações profissionais e outros dados importantes. Além de facilitar todas as ações da área de Recursos Humanos, o app auxilia o desenvolvimento da carreira dos colaboradores da empresa, já que oferece uma visão geral do desempenho do profissional ao compilar as informações.

“Temos 230 colaboradores e melhorar a visibilidade de cada colaborador e promover, de forma proativa, seu desenvolvimento profissional é uma prioridade para o Mercado Eletrônico. Isso porque nosso principal valor é o lema de “Pessoas em Primeiro Lugar”, conta Adriana Oliveira, Gerente de RH do Mercado Eletrônico. “Mas, centralizar todas as informações e automatizar os processos é um grande desafio. Por isso, optamos por desenvolver internamente o Gente & Gestão. A área de RH, junto com a equipe de analistas, especificou todas as funcionalidades e criou um sistema que atende as necessidades atuais e ainda possibilita evoluções com facilidade e rapidez”, completa.

O desenvolvimento do Gente & Gestão contou com a tecnologia App Builder do Mercado Eletrônico. Ela permite criar aplicativos sem a necessidade de desenvolvimentos complexos. Sendo assim, em apenas uma semana o sistema estava pronto para operar.

Além do RH, todos os colaboradores têm acesso à aplicação – os profissionais conseguem manter seus dados cadastrais atualizados, acompanhar metas definidas em avaliações de desempenho, atualizar o currículo e aspirações profissionais e, ainda, agendar conversas com o RH para falar sobre plano de carreira e desenvolvimento profissional. Todos esses dados permitem ao RH realizar e acompanhar os colaboradores com mais proximidade. Assim é possível agilizar o entendimento das expectativas de cada pessoa e definir ações de crescimento profissional dentro da empresa.

“O Gente & Gestão nos apoia nas questões mais básicas, como ter o cadastro do colaborador atualizado, até as mais complexas, como mapear colaboradores prontos para uma promoção, pessoas que desejam mudar de área ou que têm expectativas profissionais de curto prazo. Isso porque todos têm a possibilidade de incluir suas aspirações e solicitar uma conversa conosco com facilidade”, conta Adriana Oliveira. “Além do valor para o RH, é importante que todos os nossos colaboradores tenham em mente que essa plataforma facilita e aproxima o contato para que todos possam expressar suas necessidades e se sintam à vontade para conversar conosco sobre os planos de carreira. Assim, todos conseguem atingir suas expectativas e se mantém motivados o tempo todo”.

Avaliações de desempenho

Desde fevereiro deste ano, todas as avaliações de desempenho são realizadas pelo aplicativo. Para novos colaboradores, em período de experiência, há um questionário após 30 dias na companhia para apontar as primeiras percepções e, depois de 75 dias, o gestor realiza uma avaliação para decidir se o profissional está apto a continuar ou se precisa de alguma capacitação extra para exercer suas atividades.

Passado o período de experiência, a cada 6 meses é feita uma nova avaliação por parte do gestor e definido com o colaborador um plano de ação com metas para o período seguinte. “Todo esse processo nos tomava muito tempo, papéis e espaço de armazenamento, por isso passou a ser realizado totalmente no sistema. Automatizamos questões operacionais e conseguimos trabalhar mais estrategicamente”, explica Adriana Oliveira. “Apenas o feedback dos gestores será pessoalmente, afinal, esse momento de dar um retorno ao colaborador sobre seus pontos fortes e pontos a desenvolver é de suma importância para desenvolver o profissional e conquistar maior performance”.

O aplicativo também auxilia os gestores que podem extrair informações das avaliações de desempenho de sua equipe e acompanhar os planos de ação definidos no feedback presencial. Alguns assuntos são de visualização restrita do RH, como as aspirações profissionais. Embora todas as informações sobre o colaborador estejam no mesmo sistema, a ferramenta possui inteligência para permitir acessos diferentes em cada caso.

Reconhecimentos internos

Outra ação recentemente implementada pelo RH do Mercado Eletrônico foi o “BlueCard”. Trata-se de um aplicativo para reconhecer o trabalho e apoio dos colegas. Qualquer profissional pode acessar a plataforma e oferecer um BlueCard a um colega de trabalho que realizou algo de destaque. O profissional acessa a ferramenta, escolhe o colaborador e escreve o motivo – que fica publicado para toda a empresa acessar. “Muitas vezes dependemos dos nossos gestores para receber reconhecimentos públicos. Com o BlueCard, todos os nossos colaboradores podem expor o bom trabalho realizado pelos outros profissionais da companhia, tornando toda a organização mais integrada e motivada”, completa Adriana Oliveira.

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