Apenas 1,6% das 1,6 bilhão de visitas aos sites de compras no Brasil se converte em venda

São Paulo – A Braspag, empresa do grupo Cielo e líder no desenvolvimento de soluções para processamento de pagamentos, acaba de receber o estudo “Cenário do E-Commerce no Brasil” realizado pela Netrica, plataforma de digital analytics da Netquest. Os levantamentos do estudo, com dados de março de 2017, mostram que o e-commerce no Brasil é representado pelo “Funil da Conversão”, que aponta 1,6 bilhão de visitas por mês aos sites de compras no País. Desse total, apenas 1,6% (25,9 milhões) são vendas efetuadas nos carrinhos de compras nas lojas virtuais, ainda faltando a etapa de pagamento.

“Encomendamos o estudo para a Netquest com o objetivo de mapear os desafios e as oportunidades do e-commerce no Brasil. O resultado final apresenta ainda uma análise detalhada do setor, trazendo dados do universo de compras online como índices de conversão por categorias, perfil do consumidor e tendências nesse segmento”, destaca o CEO da Braspag, Gastão Mattos.

O estudo dividiu o e-commerce do Brasil nas categorias Travel e Shopping. A Travel, que inclui vendas de passagens, hospedagens, pacotes turísticos, apresenta um desempenho de vendas efetivadas superior à categoria Shopping, que engloba as lojas virtuais nacionais e internacionais de eletrônicos, moda (adulta e infantil), esportes, pets, games, farmácia, tickets, brinquedos, entre outros.

Do total de visitas aos sites de compras, o estudo revela que 7% (119,7 milhões) dos usuários chegam a montar os carrinhos dentro dos sites, com produtos que desejam comprar. Porém, a taxa de conversão, que registra o número real de compras efetivadas, fica em 2,1% do total de visitas na categoria Travel e 1,5% na categoria Shopping. Os setores que apresentam a maior taxa de conversão são: Tickets (ingressos), Farmácia e Telecom. As menores taxas de conversão ficam para as vendas online de Cupons e Brinquedos.

“A Netrica é, sem dúvida, um verdadeiro mapa do e-commerce que pode apontar onde os players desse setor podem focar suas estratégias e, principalmente compreender melhor o comportamento dos seus consumidores”, afirma o Diretor de Produtos da Netquest, Alexandre Crivellaro.

O levantamento indica que o tempo médio dos usuários na internet é de 60 horas e 35 minutos por mês. Na categoria Shopping os usuários ficam em média 1h23, enquanto na categoria Travel navegam 19 minutos e 20 segundos por mês, considerando computadores e dispositivos móveis.

Porém, o estudo revela ainda que as fraudes no comércio eletrônico impactam negativamente nos resultados finais das vendas efetivas e, para minimizar as perdas no comércio eletrônico, as soluções antifraude aparecem como uma proteção que devem contribuir para o aumento da segurança e das taxas de conversão.

Em atenção a esse dado, a Braspag, anunciou recentemente a parceria com a ACI Worldwide, líder global de soluções de pagamentos e serviços bancários e eletrônicos, solução de prevenção à fraude para integrar ao seu portfólio a solução antifraude ACI ReD Shield, que vai garantir ainda mais segurança aos e-commerces e seus consumidores, além de aumentar a taxa de conversão para esses lojistas, já que opera com uma análise ágil e mais segura do perfil do comprador.

“A Braspag está focada em garantir mais possibilidades aos clientes. A parceria com a ACI vai ampliar e fortalecer nosso leque de oferta de serviços para que o lojista possa optar pela melhor solução antifraude para a sua loja”, declara Gastão Mattos.

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