Videobots são a aposta da start-up brasileira OvermediaCast

Os chatbots são a mais nova febre do mundo da tecnologia. Mas os robôs de atendimento com inteligência artificial não precisam se limitar a conversas por texto dentro de aplicativos de mensageria. Há assistentes virtuais que atendem por voz, como a Alexa, da Amazon, e o Google Assistente, do Google. E agora uma start-up brasileira chamada OvermediaCast criou o que batizou de “videobots”. Trata-se de uma plataforma para a geração de vídeos dinâmicos e interativos, que são editados em tempo real, com base nas informações pessoais do espectador e nas suas interações ao longo do vídeo.

“A ideia do videobot é ter som e imagem em movimento. É unir a inteligência dos bots ao poder de persuasão dos vídeos”, explica Daniel Uchôa, CEO e fundador da OvermediaCast. “É uma comunicação um a um, mas em massa. Cada cena é gerada em tempo real, e o vídeo fica diferente para cada usuário, de acordo com as suas escolhas e com seus dados”, descreve o empreendedor, que fundou a empresa junto com seu irmão, Rafael Uchôa, que atua como CTO da OvermediaCast.

A start-up desenvolveu uma plataforma para a produção desses videobots. Ela inclui uma API para a integração com sistemas das empresas que a adotarem. O player de vídeo fica embutido em um canal do cliente, como um site ou um aplicativo móvel, e puxa dados do usuário final no próprio momento da exibição do vídeo. Esses dados não são compartilhados com a OvermediaCast, ficando inteiramente dentro do ambiente seguro do cliente, o que é um diferencial positivo e que atraiu bancos e operadoras celulares a experimentarem a plataforma. A Telefônica e o Santander estão entre os primeiros clientes da OvermediaCast.

Casos de uso

Uchôa esclarece que não enxerga a sua solução de videobot como concorrente aos chatbots, mas complementar a eles. O executivo cita como exemplo de aplicação o uso de videobots para substituir a chamada de boas-vindas de uma operadora de telecomunicações. Ela pode mandar um SMS com um link para que o novo assinante assista a um vídeo personalizado de boas-vindas. No vídeo, ele é saudado pelo seu nome e é convidado a revisar as informações sobre o plano que contratou. Se por acaso houver algum erro, pode clicar em um botão no vídeo e receber em seguida uma ligação do call center para explicar o que precisa ser alterado. Outra aplicação para o setor de telecomunicações é a de vídeos de treinamento para a instalação de equipamentos, como modems de banda larga fixa.

O setor bancário, por sua vez, tem experimentado os videobots dentro de seus aplicativos móveis para finalidades como educação financeira e venda de serviços. O Santander, por exemplo, tem um videobot para sugerir o melhor investimento para cada correntista, com base em seu perfil financeiro e em respostas dadas ao longo do vídeo.

Produção

Por enquanto, a programação de cada videobot está sendo feita pela própria OvermediaCast, mas a ideia é de que no futuro a plataforma seja selfservice. Agências de publicidade também podem cuidar do processo, se o cliente preferir.

A empresa costuma firmar contratos de longo prazo com os clientes nos quais é estabelecido um valor por vídeo gerado. O preço pode chegar à casa de poucos centavos, de acordo com o volume. Os videobots da OvermediaCast já foram usados em mais de 50 campanhas, que geraram 5 milhões de vídeos personalizados. Uchôa espera que ao longo dos próximos meses a empresa chegará à marca de 500 campanhas e mais de 50 milhões de vídeos gerados.

A OvermediaCast foi acelerada pela Wayra e conta com a Telefônica como acionista minoritária.

Bots Experience 3

Está confirmada para o dia 22 de novembro, no WTC, a terceira edição do seminário Bots Experience Day, organizado por Mobile Time. Empresas como Facebook, IBM, Oracle, Twitter, Vivo, Coca-cola, GOL Linhas Aéreas, Movile, Take, Plusoft, Inbenta e Sage participaram com palestrantes nas duas primeiras edições. A programação será divulgada em breve no site do evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s