Crise nos planos de saúde abre caminho para startups

Nos últimos dois anos e meio, três milhões de brasileiros perderam seus planos de saúde. A redução de 6% em 40 meses é reflexo direto do perfil de cobertura de saúde privada no Brasil onde 80% dos vínculos se dão por meio de planos coletivos, principalmente empresariais.

Sendo assim, o avanço do desemprego somado aos aumentos dos preços de planos de saúde acima da inflação, tem feito crescer a fatia da população que, dependendo apenas do SUS, busca alternativas para um atendimento médico rápido e de qualidade. Diante deste cenário, uma startup do interior paulista tem atraído a atenção de investidores, médicos e pacientes.

Em março deste ano, o Hippo Drs., com sede em Ribeirão Preto (SP), recebeu um aporte de R$ 3,5 milhões em uma rodada de investimentos. A empresa, que já vinha crescendo 20% ao mês nos últimos 12 meses ganhou musculatura para acelerar seu desenvolvimento e ampliou de oito para 49 o quadro de funcionários. Em maio, o faturamento do Hippo Drs. cresceu em 40% na comparação com abril e de 20 cidades atendidas a empresa pulou para 48 até ontem. Um número que cresce a cada dia já que, no último mês, a média de abertura de novos mercados foi de cinco cidades por semana.

Modelo inovador – O Hippo Drs., criado por Raulo Ferraz, quando ainda era aluno de administração na USP de Ribeirão Preto, teve seu modelo de negócios desenvolvido ao longo de dois anos de operação. De uma espécie de lista telefônica da saúde a startup evoluiu para ser um concierge virtual que oferece agilidade, qualidade e preço acessível aos clientes.

Ao contrário de outras soluções que existem no mercado de startups de saúde, o Hippo Drs. não mantém relação comercial com médicos ou serviços de saúde (como laboratórios, empresas de diagnóstico por imagem ou óticas). Quem remunera a empresa pelo serviço de concierge é o paciente e por esse motivo, qualidade é ponto fundamental.

“Nosso cliente busca principalmente agilidade e bom atendimento. Tanto é que cerca de 20% das consultas são agendadas para pessoas que já possuem plano de saúde mas por questões de prazo ou de qualidade, prefere o nosso atendimento”, afirma Raulo Ferraz, fundador da plataforma.

Algumas das cidades onde o Hippo Drs. mais tem se destacado são justamente os municípios nos quais as principais operadoras de planos de saúde têm tido mais problemas. Este é o caso de Florianópolis onde de abril para maio o principal plano de saúde perdeu 2,88% de beneficiários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s