Número de mulheres empreendedoras é três vezes maior do que em cargo de chefia nas empresas

Pesquisa encomendada pela iZettle, empresa sueca de soluções de pagamentos e serviços financeiros, aponta que a presença de mulheres à frente dos pequenos negócios é bastante relevante, já que quase 4 em cada dez empresas têm uma mulher no comando. O estudo, realizado pelo Instituto Qualibest, entrevistou 831 pessoas, com ênfase em MEIs (microempreendedores individuais), que totalizaram a maior fatia de público, com 30% da base pesquisada. Considerando apenas o recorte da categoria MEI e de profissionais autônomos (66% dos respondentes), essa tendência é ainda mais evidente. O percentual de mulheres empreendedoras nessa faixa é de 43%.

“Fizemos essa pesquisa para entender melhor o perfil do nosso cliente e acabamos identificando dados curiosos, que refletem as peculiaridades e fortalezas do empreendedorismo brasileiro. Identificamos, por exemplo, que a média de idade dos respondentes é de 40 anos, acima do nosso padrão na Europa, na faixa dos 25 anos. O alto grau de escolaridade foi outra surpresa”, explica Daniel Bergman, CEO da iZettle no Brasil. Com 70% desses empreendedores com nível superior incompleto, superior completo ou algum tipo de pós-graduação, as chances de as empresas decolarem no médio prazo é maior.

Outro dado interessante é que o uso de cartão de crédito e débito nos negócios menores é maior do que a média geral. Nos negócios com faturamento de até R$ 30 mil, que representaram 32% da base, apenas 25% não aceitam cartão. Na média geral da pesquisa, o percentual vai para 47%. “Esse é um dado que nos favorece pois mostra que ainda há muito espaço de crescimento no mercado”, finaliza Bergman.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s