Fintech F(x) lança desconto de duplicatas

Visando melhorar o acesso a crédito para as corporações, a F(x) – leia-se FdeX, fintech que conecta empresas que buscam crédito à fontes de financiamento, agora também trabalha com desconto de duplicatas. Trata-se de transformar duplicatas de vendas parceladas no cartão de crédito, vendas a prazo ou até mesmo cheques pré-datados em capital, ou seja, o dinheiro a ser recebido no futuro é antecipado para agora.

Com a plataforma oferecendo mais esse recurso, as opções para as empresas buscarem créditos vão aumentar. Uma das maiores vantagens da novidade é que, atualmente, com o cenário econômico instável do País, muitos bancos pararam de oferecer esse tipo de serviço. Além disso, as companhias terão mais capilaridade no acesso ao crédito, já que, com o desconto de duplicatas, a F(x) espera que os fundos de direitos creditórios, os FIDCs, aumentem sua participação na plataforma. Hoje, a empresa conta com mais de 90 instituições financeiras listadas, sendo que 20 são FIDCs, e já movimentou 500 milhões de reais em créditos.

Diferente do que ocorre em outras plataformas, na F(x) as empresas têm um limite para desconto de recebíveis através de um Compromisso de Recorrência. Esta recorrência, garantida por contrato, traz mais segurança para as empresas ao certificar que haverá limite prolongado para operação junto ao financiador e, com isso, é possível conseguir melhores taxas, de forma mais simples e rápida.

“A recorrência faz com que o cliente acabe construindo um relacionamento com o financiador e, desta forma, as taxas de financiamento também ficam mais competitivas”, explica Dan Cohen, CEO da F(x).

As companhias que utilizarem o serviço terão prazos mais curtos, uma demanda que os clientes da F(x) já buscavam. Assim, a ferramenta garante volume para os fundos e as empresas conseguem prefixar uma parte dos recebíveis. A princípio, a funcionalidade vai limitar as negociações a até 30% das duplicatas para que não haja o risco de oscilação nos volumes.

O processo todo é bastante simples, basta cadastrar a empresa na plataforma da F(x), cadastrar os recebíveis e participar do pregão, que os algoritmos de “matching” da plataforma identificam as melhores combinações. A partir daí, a empresa escolhe a melhor oferta e negocia diretamente e com exclusividade com o financiador. Para intermediar o processo, a F(x) cobra de 1% a 2% de taxa sob o valor dos empréstimos contratados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s