Subsidiária do Carrefour no Brasil pagará pelo uso da marca francesa

O Carrefour Brasil pode passar a pagar pelo uso da marca à matriz francesa. A informação consta do prospecto da oferta de ações da varejista, na seção “fatores de risco”.

Um contrato de licenciamento da marca prevê que a subsidiária brasileira pagará royalties trimestrais ao grupo Carrefour, se algumas metas financeiras forem atingidas pela empresa. Atualmente, o Carrefour Brasil não paga pelo uso da marca à matriz.

Os documentos da oferta inicial de ações preveem que esse pagamento será um percentual das margens operacionais. Não há informações no prospecto sobre qual é esse percentual e nem quando esse contrato de licenciamento foi firmado.

Conforme comunicado divulgado pelo Carrefour, após a oferta de ações, o grupo francês ficará com um percentual entre 73,5% e 71,3% da subsidiária brasileira. Atualmente, o grupo detém 88% da varejista no Brasil. A Península, gestora de recursos da família Diniz, possui outros 12%.

Ontem, o grupo Carrefour informou que pretende fazer uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) que pode alcançar até R$ 7,5 bilhões. Desse total, cerca de R$ 3,4 bilhões vão para o caixa da empresa e terão como destino principal o pagamentos de mútuos com a matriz francesa. Esse papéis têm vencimento entre fevereiro e agosto de 2018.

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