Demanda das empresas por crédito cai 5,4% em maio

São Paulo – Conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve queda de 5,4% na demanda por crédito em maio/17 em relação ao mesmo mês do ano passado (maio/16). Em relação a abril/17, mês em que houve menor quantidade de dias úteis pela concentração de feriados, a procura das empresas por crédito subiu 12,3%. Porém, no acumulado do ano até maio/17, a demanda das empresas por crédito exibiu queda de 3,2% em relação mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a procura por crédito por parte das empresas ainda segue bastante deprimida, apesar da economia demonstrar alguns sinais de saída da recessão. O agravamento da crise política a partir da segunda quinzena de maio pode ter também impactado negativamente o apetite por crédito por parte das empresas.

Análise por porte

Nas micro e pequenas empresas, a queda interanual da demanda por crédito em maio/17 foi de 5,2%. Já a demanda por crédito das médias empresas caiu 8,6% e, das grandes empresas, 8,7% neste quinto mês de 2017 em relação a maio/16.

No acumulado de janeiro a maio deste ano, a demanda por crédito das micro e pequenas empresas recuou 2,9% em relação aos primeiros cinco meses do ano passado. Nas médias empresas esta queda foi de 9,3% e, nas grandes empresas, o recuo em relação aos primeiros cinco meses do ano passado foi de 9,0%.

Análise por setor

A maior queda interanual da procura empresarial por crédito em maio/17 foi de 9,5% nas empresas do setor industrial. Nas empresas comerciais o recuo foi de 9,1% e, nas empresas de serviços, a queda foi de 0,6%.

Nos primeiros cinco meses deste ano, a demanda das empresas por crédito caiu 6,3% na indústria, 5,3% no comércio e 0,3% nas empresas de serviços em relação ao acumulado de janeiro a maio do ano passado.

Análise por região

No acumulado dos primeiros cinco meses deste ano, todas as regiões exibiram recuos na demanda das empresas por crédito em comparação ao período de janeiro a maio do ano passado: Centro-Oeste (-4,1%); Norte (-4,1%), Sul (-4,3%), Nordeste (-5,6%), Sudeste (-1,4%).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s