Ex-executivo investe em grife de calçados sem gênero

Espirituoso e com um currículo invejável, de quem já passou por grandes empresas de tecnologia, bens de consumo e moda, o empresário paulistano Carlos Castro criou a DIEM, marca de sapatos sem gênero, durante um período em que foi obrigado a parar suas atividades para tratar um problema de saúde. “Por alguns anos fui aprimorando minha crença numa simples estratégia de varejo: preços acessíveis, variedade de produtos e muita história para contar”, revela Carlos. Fugir do convencional e burlar regras são características que o levaram a mudar de lado no mundo dos negócios, passando de executivo para empresário.

O primeiro passo foi buscar dentro do mercado algo que até então, no Brasil não existisse. A inovação da matéria-prima, a mistura da cartela de cores e estampas e os shapes dos sapatos atrelados ao fato da marca não definir um estilo e nem mesmo um gênero, uma vez que todos os calçados são produzidos da numeração 34 ao 44, fazem da DIEM uma pioneira neste segmento. O nome, uma das palavras da famosa expressão CARPE DIEM, vem do latim, uma língua morta que faz analogia a ressurgimento, o que se justifica pelos produtos que muitas vezes são releituras de modelos clássicos, como o mocassim.

Com um investimento de aproximadamente R$ 800 mil e uma estratégia inicial de venda 100% online, a DIEM chega ao mercado apresentando três linhas de produtos. Como parte da história da marca, todas levam nomes em latim e tem preços que variam entre R$ 259 e R$ 349. “A linha LITORE é feita em TPU (poliuretano termoplástico), a parte nobre da borracha. É um polímero semelhante ao silicone, mas muito mais resistente às variações de temperatura, tanto no inverno como no verão. Isso faz com que os pés não esquentem e nem suem. A linha CIVITAS foi desenvolvida com as opções em tecido Voluto, Neoprene ou couro. A sola vulcanizada, com soleta da mesma cor da marca, amarelo é outra marca registrada da DIEM. Por fim, a linha NOCTIS é feita em couro com sola em EVA marmorizada”, explica Carlos.

Com um mercado de calçados gigantesco e promissor, o Brasil é hoje o terceiro maior polo produtor de calçados do mundo. “Perdemos apenas para China e Índia na produção e, no consumo, os mesmos países somados aos EUA. Falamos de um mercado que gera na casa dos R$20 bi/ano e um dos poucos setores com projeções positivas para 2017”, comenta Carlos. Contudo, a principal razão pela qual o empresário investiu neste segmento foi o fato de ter encontrado nele uma das poucas opções para realizar um grande desejo: criar algo que fizesse sentido às pessoas e onde pudessem traduzir suas personalidades em alguma peça de vestuário, sentindo-se assim bem consigo mesmas.

Outra vantagem do negócio é que não há no mercado brasileiro marcas que trabalhem com o mesmo tipo de matéria prima, o que de certo modo, diminui a concorrência. “Há apenas uma fábrica no Brasil capaz de manipular o TPU desta maneira, ou seja, quase toda a execução é exclusiva nossa”, revela Carlos. Boa parte dos tecidos também foram desenvolvidos para a marca e por fim, a sola em EVA marmorizada também é uma novidade no mercado. As fábricas fornecedoras estão instalados no Rio Grande do Sul e no interior de São Paulo, e o centro administrativo e de distribuição estão estrategicamente localizados na capital paulista.

Para 2017, o fundador do negócio prevê um faturamento de R$ 600 mil conquistando uma pequena fatia do mercado, mesmo no momento econômico difícil que o país atravessa. “Empreender no Brasil já é um desafio. Mas nunca tive medo de crise, pelo contrário, é no período de crise em que achamos oportunidades”, arremata Carlos.

Para isso, a meta é timidamente se estabelecer no mercado. Para médio prazo Carlos tem planos de aderir ao varejo físico, complementando a loja online, sob a forma de quiosques, projeto que ele acredita ter muito potencial para ser desenvolvido. E para o próximo ano, os projetos são mais audaciosos, o que incluiu investir nas demandas de atacado para multimarcas e formatar modelos de franquias.

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