Banco do Brasil aposta no SDN na busca por melhor performance

Há dois anos, o Banco do Brasil começou a realizar a virtualização de sua infraestrutura e hoje já conta com servidores, switches e roteadores virtualizados, além de 7 mil máquinas virtuais. A iniciativa visa trazer mais eficiência operacional e agilidade para a instituição e, conforme explica Italo Freitas, gerente executivo de Suporte à Infraestrutura de TI do banco, a expectativa é de que já terão aplicações rodando sobre a rede definida por software (SDN).

“A virtualização da rede em si começou há seis meses. Estamos fazendo um investimento pesado para entregar um alto serviço fim a fim para todas as aplicações”, afirmou ontem (6/6) o gerente durante painel no CIAB Febraban 2017.

Ele explica que o SDN vai otimizar o uso da rede, permitindo medir o consumo da rede e descobrir quais são os horários e aplicações que puxam mais demanda. Com essas informações, o Banco do Brasil poderá disponibilizar maior capacidade de processamento e disponibilidade para os serviços que mais precisam.

“Por exemplo, durante o dia, a rede pode ser direcionada para responder as operações mobile de clientes, enquanto à noite ela atende as aplicações internas”, explica Freitas. Isso tudo de forma automatizada, trazendo redução de custos e otimização de recursos para o banco.

A expectativa de Freitas é que o SDN traga agilidade na entrega de serviços para o negócio, eficiência operacional e disponibilidade. No modelo tradicional, por exemplo, as empresas contam com estruturas definidas para cada uso da rede, enquanto a automação permite o compartilhamento de toda a infraestrutura de acordo com cada demanda.

“Daqui a pouco, vamos disponibilizar um portal no qual nossos desenvolvedores vão conseguir provisionar a quantidade de storage de rede que precisam para rodar novas aplicações”, afirma. Atualmente, isso já é possível com os servidores e o provisionamento de rede para hosting deve ser implementado em quatro meses, diz Freitas. O projeto de SDN como um todo deve ser entregue em até cinco anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s