Como mudar de profissão sem complicações

Não é fácil abandonar uma carreira consolidada e partir para o novo. As pessoas enfrentam barreiras para mudar porque criam vínculo com a profissão, com o cargo ocupado e com o salário que recebem. Algumas ideias pré-estabelecidas, muitas vezes, acabam se tornando “algemas” que impedem muitas pessoas insatisfeitas em darem um novo rumo para suas carreiras. Em maior ou menor escala os conhecimentos que você já possui serão úteis tanto durante o processo de transição quanto após a consolidação de uma nova atividade.

De acordo com o orientador financeiro, Robson Profeta diz que é muito comum ouvir que apenas os mais jovens podem cometer erros na escolha da carreira. É claro que uma pessoa mais velha, via de regra, possui compromissos financeiros que os mais jovens ainda não tenham e isto reforça a necessidade de um planejamento de carreira afiado. “A definição de uma carreira passa necessariamente por três etapas: autoconhecimento, planejamento e ação, e acredite, são os mais velhos que se surpreendem com a primeira etapa do processo.”

Muitas vezes atribuímos ao chefe, ao time, ao baixo salário ou mesmo ao trabalho que realizamos nossa insatisfação profissional. “Para uma carreira bem sucedida é preciso investigar seus verdadeiros talentos, checar quais habilidades que possui ou que deve aprimorar e claro, respeitar seus valores pessoais, esta é a primeira parte que chamo de autoconhecimento. A combinação destes três pilares maximiza o potencial de qualquer pessoa” afirma o especialista.

“O problema é que pessoas buscam resultados imediatos, querem tudo para ontem. Por esta razão a pílula que promete emagrecimento em sete dias é sucesso de vendas, ou seja, pouco trabalho e resultado imediato. Passados os sete dias, o resultado imediato ocorre apenas para quem vendeu as pílulas. O sucesso tem uma relação profunda com o pensamento em longo prazo” comenta Robson.

Por mais alguém tenha obtido experiência em determinada carreira e pense que está desperdiçando tudo que aprendeu, Robson finaliza: “todas as habilidades que adquirimos durante nossa vida em algum momento nos revisita, e muitas vezes, das formas mais inusitadas possíveis”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s