WhatsApp não pretende ter um country manager no Brasil

O WhatsApp (Android, iOS, Windows Phone) descarta, ao menos por enquanto, a contratação de um country manager para o Brasil, apesar de reconhecer a importância deste mercado para a sua operação global: o País conta com 120 milhòes de usuários, o que representa 10% da base mundial do WhatsApp, disse o responsável jurídico da empresa, Mark Kahn. Ele participou nesta quarta-feira, 31, da primeira ação da companhia com a imprensa nacional, para explicar sobre a tecnologia de criptografia de ponta a ponta, embarcada no app para a proteção das mensagens dos usuários desde o ano passado.

Ehret Kret, engenheiro do WhatsApp, foi perguntado sobre uma possível data de lançamento da plataforma para chatbots. Contudo, o executivo afirmou que várias divisões da empresa estão trabalhando neste projeto e que ele não possui novidades sobre o tema.

STF

Os representantes do aplicativo estão no Brasil para participar de uma audiência nesta quinta-feira, 1, no Supremo Tribunal Federal, que vai tratar dos bloqueios do app no País. Kahn afirmou que “não há nada que proíba a criptografia na lei brasileira” e que bloquear o app por tempo determinado ou indeterminado em ações judiciais é equivocado. “É uma situação terrível. Para nós e para os nossos 120 milhões de usuários. Nós pensamos que não é bom para ninguém que o WhatsApp fique bloqueado”, completou.

Mark Kahn ressaltou que não há backdoors no app, ou seja, mecanismo de entrada para qualquer governo acessar mensagens solicitadas pela Justiça que eventualmente possam ter conteúdo ilícito, uma vez que a criptografia é feita direta no handset sem passar pelos servidores do WhatsApp.

Ele ressaltou que sua empresa está aberta ao diálogo com a Justiça, oferecendo informações de cadastro e acesso dos usuários – essas sim passam pelos servidores -, mas reconheceu que não é o suficiente em ações judiciais. O executivo ainda explicou que o Brasil é o único país que possui processo encaminhado na Suprema Corte. Em outros países, como a Índia, ações similares ainda estão em instâncias mais baixas.

Popularidade

De acordo com as mais recentes pesquisas Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp está instalado em 98,1% dos smartphones de internautas brasleiros. E 97,5% dos seus usuários no País declaram que abrem o WhatsApp todo dia ou quase toto dia. Para efeito de comparação, segundo a mesma pesquisa, o Facebook Messenger está instalado em 80,8% dos smartphones de internautas brasileiros e 70,9% declaram que o abrem todo dia ou quase todo dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s