Caminhão autônomo aumenta produtividade da cana

A Volvo apresentou nesta quarta-feira (31), em Maringá (PR), o primeiro caminhão autônomo desenvolvido no Brasil já testado em uma operação real e comercialmente viável. O novo veículo é destinado ao segmento sucroalcooleiro, um dos mais importantes do agronegócio brasileiro.

Com uma solução desenvolvida pelos especialistas da marca no país a partir de tecnologias já disponíveis globalmente no Grupo Volvo, o VM Autônomo foi projetado para eliminar a perda de produtividade provocada pelo pisoteamento de soqueiras (brotos) pelo caminhão durante a colheita da cana. O problema é responsável por prejuízos que giram em torno de 12% da produção anual de cana-de-açúcar. O caminhão autônomo, sozinho, elimina 4% dessa perda.

Só para se ter uma ideia, se todos os 400 caminhões que fazem o transbordo da cana na Usaçucar – Usina Santa Terezinha de Maringá (PR) utilizassem o veículo autônomo, a economia anual para a empresa seria de R$ 50 milhões.

Presidente da usina, Paulo Meneghetti comemorou o lançamento. “Como tem memória de GPS da área plantada, não existe risco de o caminhão pisotear a cana. Ele tem uma precisão muito grande. No caminhão normal, o motorista faz o trabalho no olho. Não tem dirigibilidade constante e acaba passando por cima da cana trazendo impacto negativo na produtividade.”

O caminhão autônomo da Volvo só estará disponível em escala comercial e industrial daqui a dois ou três anos. Por enquanto, a montadora se compromete a atender demandas específicas como o caso da Usina Santa Terezinha.

A Volvo também anunciou que lançará um aplicativo para caminhões não autônomos. A novidade vai evitar que o veículo pisoteie a cana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s