Encontro do Sebrae reúne startups de Minas Gerais

Mais de 450 startups de 30 comunidades de todo o estado de Minas Gerais irão participar do Ocupa Sebrae. O encontro, marcado para o dia 23 de maio, em Belo Horizonte, pretende estimular a troca de ideias, o compartilhamento de experiências e conexões para futuros negócios entre as startups mineiras.

O evento irá reunir startups de Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia, Montes Claros, Teófilo Otoni, Diamantina, Juiz de Fora, Viçosa, Leopoldina, Muriaé, Paracatu, Unaí, Ipatinga, Alfenas, Lavras, Varginha, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, além da capital mineira.

Na programação, haverá dois painéis. O primeiro deles apresentará a trajetória de quatro startups. Os empreendedores irão contar sobre as dificuldades e desafios, dicas de mercado, investimento e inovação. Já no segundo painel, o tema será “como criar um ambiente favorável para o desenvolvimento e fortalecimento das startups”.

Além disso, haverá um espaço de relacionamento para as empresas participantes. Nesse ambiente, as startups poderão interagir e fazer novas parcerias ou prospectar negócios. “É a primeira vez que tantas startups mineiras se reúnem em um só lugar. Queremos aproximar as empresas, instigar a troca de informações e, principalmente, a possibilidade de fazer negócios”, afirma a analista do Sebrae Minas Carla Batista.

Durante o encontro também será lançado o “Elevator Pitch”, ou melhor, um discurso de elevador. Na verdade, é o nome de uma websérie, produzida pelo Sebrae Minas, que mostra o desafio de empreendedores que, ao entrarem em um elevador, devem apresentar de forma rápida e direta o valor e o diferencial de suas empresas para investidores. Nesta edição, o convidado será o “investidor-anjo” João Kepler. Os episódios estarão disponíveis na nova plataforma digital voltada para as áreas de tecnologia e inovação do Sebrae Minas http://www.inovacaosebraeminas.com.br

“Em poucos segundos, os participantes devem ser capazes de não só atrair a atenção do investidor, mas também precisam de convencê-lo da viabilidade do negócio, e que, por isso, merecem um pouco mais da atenção e do seu tempo”, explica a analista do Sebrae.

No decorrer do evento, haverá ainda o lançamento do livro “Inovação Transforma Realidades”, que apresenta as histórias de sucesso de empresas mineiras apoiadas pelo Sebrae Minas na área de tecnologia e inovação, entre elas, startups que estarão presentes no evento. Conheça algumas delas:

Itajubá

Startup Z

Com foco nos jovens de 11 a 16 anos, foi criada em Itajubá, o Startup Z que adota a metodologia do Startup Weekend, do qual o Sebrae é parceiro. Nesse importante evento internacional, os participantes devem desenvolver, em 54 horas, uma ideia de negócio inovadora, podendo ser ou não de base tecnológica. Os jovens validam e criam o protótipo de seus produtos. Em Santa Rita do Sapucaí, o tempo é ainda menor: 24 horas. O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) é um dos idealizadores do Startup Z.

Belo Horizonte

Pop Recarga

Depois de trabalhar por 15 anos em outros segmentos, Júlio Cézar Figueiredo, fundador e CEO da Pop Recarga, de Itabira, teve a ideia que transformaria sua vida profissional: Criou uma plataforma de pagamentos que permite a compra em dinheiro na internet, sem a utilização de cartão de crédito, débito ou boleto bancário. O próximo passo é o lançamento de um marketplace, modelo de e-commerce colaborativo. Os clientes poderão utilizar a moeda Pop Recarga para realizar compras em qualquer loja virtual do Brasil e do mundo.

Suas Aulas

O professor Leonardo Caetano Miranda, sócio fundador do aplicativo Suas Aulas, criou um banco de dados de intermediação entre professores e alunos para aulas particulares, democratizando a busca e o acesso ao serviço. O trabalho foi iniciado em março de 2015 e, da ideia à execução, passaram-se nove meses. No fim de 2016, havia 453 professores cadastrados.

AWC Tecnologia

O gaúcho Aécio da Silva Bolzon, CEO da AWC Tecnologia, criou a startup em 2013, com foco no mercado de geração de energia. A solução consiste em fornecer informações de consumo detalhadas, tanto para donos de residências como para quem presta serviços nessa área. Por atuar tanto no mercado de energia como no de hardware, a rede de contatos é ainda maior. A startup é acelerada pelo Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (SEED).

Arkmeds

Experiências nas áreas de robótica e saúde resultaram na criação da Arkmeds, que atua no segmento de digital health. Em menos de dois anos, conquistou 75 clientes em 15 estados. A empresa produz um conjunto de sensores que, conectados a aparelhos hospitalares, fornece dados relativos à precisão, ao monitoramento da qualidade e à manutenção corretiva dos equipamentos.

Santa Rita do Sapucaí

Fit Networks

Foi no Inatel que Clóvis Juliano Carvalho conheceu o modelo de startup e deu início ao projeto que se tornou a Fit Networks, voltada ao fornecimento de internet banda larga via fibra ótica. Seu produto tem qualidade e custo até 68% menor que a concorrência. No final de 2016 eram 400 clientes ativos em todo o Brasil.

Amicus

Empresa especializada em inovações para o mercado pet. Entre os produtos criados está a coleira de adestramento. Atualmente, além das coleiras, fabrica vários outros itens, emprega 20 pessoas e fatura mais de R$ 4 milhões.

Uberlândia

Evnts

No contexto empresarial, spin-off é palavra que identifica uma empresa nascida de outra. É o caso da startup Evnts, plataforma de marketplace para eventos corporativos e logística de hotelaria, surgida em 2015, a partir da demanda de um grande cliente insatisfeito com os serviços disponíveis. Na sua lista de clientes e investidores, existem empresas como a seguradora Porto Seguro e a Plug and Play.

Varginha

Track Dev

Eduardo Magno e Gustavo Cleber decidiram criar uma empresa para prestar serviços a startups: a Track Dev, uma plataforma de MVP (sigla em inglês para Produto Minimamente Viável). Em menos de um ano de atividade, já atendiam a nove clientes em Varginha. Os dois sócios já trabalhavam na área de Tecnologia da Informação.

Juiz de Fora

OPT Soluções

A empresa passou a oferecer serviços de otimização e gestão de frotas, mediante consultorias, simulações computacionais e análises preditivas. Também desenvolveu software de gestão de maquinário. Logo os sócios da empresa descobriram outra oportunidade de negócio: a venda online de autopeças, o Peça Agora, um shopping eletrônico como MVP do novo negócio. Nos primeiros 10 meses, a empresa faturou R$ 500 mil.

Montes Claros

Advogar

Voltado para profissionais da área, tem a função de rastrear os processos, fornecendo notificações aos usuários a cada atualização processual. Após ser validado, foi chancelado pela Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais e disponibilizado para os mais de 100 mil profissionais no estado. Diferentemente do que ocorre no sistema do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – que fornece as informações sobre seus processos unicamente por e-mail –, o Advogar notifica, direto no smartphone do advogado cadastrado, atualizações sobre processos que correm em tribunais de todo o país.

Ocupa Sebrae

23 de maio, das 14h às 19h

Sede do Sebrae Minas

Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada

Informações: http://www.sebrae.com.br/minasgerais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s