Penetração do LTE na América Latina sobe e alcança 22,3% em 2016, aponta 5G Americas

A penetração do LTE aumentou 8,3% na América Latina no quarto trimestre de 2016 (4T2016), em comparação com o segundo trimestre do mesmo ano. Os dados são do índice 5G Americas de Penetração LTE, da 5G Americas, e mostram que o alcance da assinatura na população da região chegou a 22,5% no final do período.

Cinco países mostraram níveis de penetração superiores à média da América Latina: Uruguai, Argentina, Chile, Brasil e Costa Rica. O Uruguai se destaca com penetração de 79,6% da LTE no mercado, mas a consultoria ressalta que a liderança não migrou para serviços de LTE-A, que ainda não são oferecidos comercialmente no país. O aumento da capilaridade da fibra óptica junto a um perfil de usuário adepto a novas tecnologias apresentam um mercado favorável a rápida adoção da LTE-A assim que estiver disponível comercialmente, segundo a 5G Americas.

A Argentina continuou seu crescimento na LTE e subiu para o segundo lugar no ranking, com 36% de penetração, influenciada pelo maior número de dispositivos capazes de se conectar a LTE. O Chile vem em seguida, com 30,8%. O Brasil aparece em quarto lugar, com 28,9%, apresentando um crescimento de 10 pontos percentuais e subindo um nível no ranking. A Costa Rica aparece em quinto lugar, com 27,8%. Veja o ranking completo:

A 5G Americas identifica como importantes os pilares de crescimento da LTE na região, que possui a maior cobertura desta tecnologia, e os incentivos que ocorrem em alguns mercados pela disponibilidade para utilizar as frequências que estão sendo liberadas pelo dividendo digital, como o 700 MHz, que permite expandir a cobertura da tecnologia para áreas suburbanas e rurais. Esta cobertura ampliada, em conjunto com uma maior quantidade de usuários com dispositivos capazes de conectarem-se à tecnologia, têm contribuído para um uso mais amplo da LTE.

Além do Uruguai, seis mercados mantiveram seus lugares no índice (Venezuela, República Dominicana, Honduras, Guatemala Nicarágua e El Salvador) reportando assim algumas variações em pontos percentuais de penetração LTE menores do que a mostra. Desses mercados, El Salvador apresenta o caso de desenvolvimento LTE mais recente registrado no último trimestre de 2016.

O Índice 5G Americas de Penetração da LTE foi elaborado pela 5G Americas com informações estatísticas fornecidas pelas consultorias 451 Research, Carrier & Asociados, ITC SA, Ovum, Teleco e The Competitive Intelligence Unit – The CIU (México), e dados da população da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s