Indicadores apontam crescimento do setor de fidelidade no Brasil

Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) apontam que o número de cadastros em programas de fidelidade, no quarto trimestre de 2016 (4T16), alcançou 89,6 milhões, o que representa aumento de 17,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O indicador refere-se a seis das empresas associadas à entidade, Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints, Smiles e TudoAzul.

Ainda nos últimos três meses, foram emitidos 53,8 bilhões de pontos/milhas e resgatados 43,5 bilhões. Na comparação com o trimestre anterior, os indicadores de acúmulo e resgate cresceram, respectivamente, 6,7% e 10,3%. Ao longo de todo ano de 2016, a emissão de pontos/milhas somou 197,1 bilhões, já o resgate chegou a 158,2 bilhões. Na comparação com 2015, houve um crescimento de aproximadamente 9,3% no volume dos pontos resgatados, mantendo-se no mesmo patamar o volume dos pontos emitidos e um crescimento de aproximadamente 2% no faturamento bruto de pontos.

Analisando apenas o 4T16, o faturamento total das empresas associadas à ABEMF foi de R$ 1,51 bilhão, crescimento de 8,4% em relação aos três meses anteriores. No acumulado do ano, foram R$ 5,67 bilhões.

Para o presidente da ABEMF, Roberto Medeiros, o mercado de fidelidade ainda tem muito espaço para crescer no Brasil. “Temos vários desafios, mas o principal deles envolve a adesão de cada vez mais participantes, fato que vem ocorrendo pelo crescimento do volume de cadastros nos programas demonstrado por nossos indicadores. A penetração dos programas ainda é baixa no país, por isso, investimos constantemente em divulgação, tecnologia e parcerias, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência ao cliente”, afirma.

“Nosso objetivo é que cada vez mais pessoas passem a utilizar os programas de fidelidade, acumulando e resgatando pontos/milhas. O resgate de produtos e serviços é a melhor forma do participante enxergar valor neste tipo de programa, o que possibilita o desenvolvimento de todo o mercado”, conclui.

Destinos mais resgatados

Ao contrário do acúmulo que possui como principais fontes o varejo, cartão de crédito e outros, representando quase 84% do total de pontos e milhas acumulados, no resgate, as passagens aéreas são o principal item, representando 75,7% do total de pontos/milhas trocados em programas de fidelidade no 4T16. Na lista dos destinos mais procurados, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza ocupam as primeiras posições entre as viagens nacionais. Nos voos internacionais, o destino mais resgatado é Miami (EUA), e, na sequência, Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina) e Orlando, também nos Estados Unidos.

Perfil dos consumidores

A análise do perfil dos participantes de programas de fidelidade indica uma maioria de homens, com 51% do total. Entre todos os participantes, a maior parte (38%) está na faixa de idade entre 26 e 40 anos. Os que possuem entre 41 e 60 anos são 35%, 15% acima dos 60 anos e 12% entre 14 e 25 anos.

*A MasterCard é a nova associada da ABEMF, mas os seus números ainda não foram contemplados nos indicadores da associação.

Sobre

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.

Fazem parte da entidade sete das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Grupo LTM, MasterCard, Multiplus, Netpoints, Smiles e TudoAzul. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s