Montadora DAF espera autorização para abrir banco

A DAF aguarda autorização do Banco Central para instalar seu banco no Brasil. A informação foi publicada nesta quinta-feira (4) pela Revista Exame. Segundo a reportagem, os executivos da montadora de caminhões esperam apresentar um plano de negócios à autoridade monetária em 30 dias. “Assim como faz em outros mercados, o banco da montadora, parte do grupo Paccar, com receita global de 17 bilhões de dólares, vai ajudar a financiar os clientes na aquisição de veículos”, diz a revista.

O texto lembra que a marca chegou ao Brasil em 2011 e que, na época, a economia crescia a 4% ao ano e o mercado de caminhões batia recordes. “Por aqui, essa (abertura do banco) não era uma necessidade urgente quando a empresa chegou, em 2011, e investiu 1 bilhão de reais na construção de uma fábrica na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, com capacidade para produzir 10.000 unidades por ano.”

A revista ressalta que, desde 2015, o acesso ao crédito ficou mais difícil. Diz que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que chegou a oferecer 77% do dinheiro para a compra de caminhões no país, mudou de estratégia. “O BNDES passou a financiar uma fatia menor do valor dos veículos. E quem dependia do crédito também teve de mudar.”

Com seu banco, a DAF espera vender mais caminhões — hoje são 1.500 por ano. “Queremos estar com nosso banco pronto para quando o mercado reagir”, disse à Exame o diretor comercial da DAF, Luis Gambim. “Nos cálculos da DAF, em 2022 os recursos do BNDES vão representar metade do valor usado na compra de caminhões no país, abrindo espaço para o banco da montadora gradualmente crescer nos empréstimos — parte com repasses do BNDES, parte com capital próprio”, revela a reportagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s