Fonterra fortalece sua atuação no Brasil

Presente no Brasil desde 1997, a Fonterra, maior exportadora mundial de lácteos, confirma suas intenções de longo prazo no mercado brasileiro. Ao longo desses 20 anos, a companhia neozelandensa, presente em 140 países, passou por muitas mudanças e transformações e, agora, reforça seu genuíno interesse no crescimento de seus negócios no país.

Fundada em 1880, a empresa é hoje resultado de uma fusão de duas cooperativas que reúnem mais de 10.500 famílias de fazendeiros da Nova Zelândia. A unidade brasileira é responsável ainda pelos mercados da Argentina, do Uruguai e do Paraguai. “O Brasil está entre os quatro países mais promissores do mundo para a companhia. Por esse motivo, reestruturamos a nossa equipe e posicionamento estratégico para expandir nossa atividade aqui, no longo prazo, especialmente com a venda mais especializada e o atendimento ao cliente no setor de inovações”, explica Guilherme Nascimento, gerente geral da Fonterra Brasil.

No país, a empresa atua desde o início da operação com foco no mercado de ingredientes lácteos sob sua marca global NZMP, que trabalha com produtos de origens variadas, como Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e Chile, oferecendo ainda mais opções e inovações a seus clientes.

Ao todo, o portfólio se divide em cinco categorias: proteínas lácteas (concentrados e isolados proteicos do leite e do soro de leite), gorduras lácteas, queijos, pós (leite em pó integral e leitelho em pó) e produtos especiais (aroma natural lácteo, minerais do leite, entre outros). Esses ingredientes podem ser usados em soluções nas indústrias de laticínios e queijos, nutrição clínica, médica e esportiva e, também, em chocolates, sorvetes, bebidas, foodservice e alimentos em geral. Por serem muito versáteis, esses ingredientes também são de muito valor funcional para o desenvolvimento de alimentos com o apelo natural e de saudabilidade, como zero lactose, alta proteína, grass fed, clean label, entre outros.

A empresa se diferencia ainda pela alta qualidade de seus produtos, já que 93% do rebanho é criado em sistema de pastagem, o que garante atributos superiores aos cerca de 22 bilhões de litros de leite processados pela companhia por ano. Não é à toa que o produto é tipicamente mais rico em ômega 3, beta caroteno e ácido linoleico conjugado (CLA), apresentando alta performance nutricional, sensorial e funcional. Outro destaque é a alta tecnologia envolvida no processo produtivo. A empresa dispõe de um centro de pesquisa pioneiro na área láctea, contando com mais de 350 cientistas e técnicos.

Com todo esse respaldo, a Fonterra Brasil concentra sua atuação em três áreas prioritárias. A maior delas é o desenvolvimento de novos produtos e conceitos, que acontece por meio do oferecimento de suporte técnico especializado. Dessa forma, a empresa consegue contribuir para o crescimento dos seus clientes promovendo tanto a melhoria de seus portfólios e produtos, quanto uma maior eficiência de seus processos.

Outra frente de trabalho é a criação de estratégias de arbitragem de matéria-prima e a otimização de formulações para redução de custos (formulações flexíveis e de-blending). E, por fim, o terceiro foco está na estabilidade do fornecimento, via disponibilidade de estoque local, e na redução da volatilidade de preços por meio de ferramentas de gestão de riscos, o que minimiza as incertezas associados à oscilação de preços de commodities nos mercados local e internacional.

Esses atributos fazem com que a empresa tenha perspectivas bastante otimistas em relação ao Brasil. “”O consumo per capita ainda é baixo quando comparado com outras regiões, mas as indústrias locais de laticínios e de nutrição ainda tem muito espaço para crescer e inovar. O brasileiro está se tornando cada vez mais exigente e tem buscado alimentos mais funcionais e enriquecidos do ponto de vista nutricional. A alta qualidade e funcionalidade dos nossos ingredientes e de nosso corpo técnico garantem a entrega de soluções diferenciadas aos nossos clientes. É bom para a indústria e para o consumidor”, finaliza o gerente geral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s