Banda larga fixa sem fio será o primeiro serviço 5G

A banda larga fixa sem fio deverá ser o primeiro serviço usando redes de quinta geração (5G), cujos lançamentos são esperados a partir de 2020 em mercados desenvolvidos. Essa é a expectativa de especialistas reunidos em painel no seminário 5G LTE Latin America, nesta quarta-feira, 26, no Rio de Janeiro.

A proposta será oferecer conexões de 1 Gbps ou mais em regiões onde ainda não haja fibra ótica até a residência. A provável arquitetura de rede será levar fibra até um determinado ponto de um bairro e instalar ali uma antena 5G, que por sua vez se comunicará com um roteador sem fio, que, por fim, formará uma hotspot Wi-Fi para servir aos dispositivos na residência do cliente.

“A banda larga fixa sem fio será a porta de entrada para o 5G, especialmente em locais onde não for economicamente viável levar fibra ótica”, comentou Fiore Mangone, diretor de desenvolvimento de negócios da Qualcomm. Ele espera que o 5G, na prática, será um complemento para a fibra, não exatamente um competidor. Aliás, ele acredita que o 5G será adotado por operadoras que hoje atuam com estratégias de triple e quadplay. Elas podem, por exemplo, chegar a uma região primeiro com 5G e depois, quando fizer sentido economicamente, levar fibra até os clientes.

James Zik, vice-presidente de marketing da PCTel, lembrou o caso da operadora norte-americana Verizon, que dez anos atrás criou o serviço de Fios, de fibra até a casa do consumidor (FTTH), mas que não teve o sucesso esperado. Segundo ele, agora a Verizon pretende adotar o 5G para banda larga fixa sem fio como alternativa ao FTTH. Sua rival AT&T também pretende fazer o mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s