Cabo submarino de fibra óptica conectará Espanha a Brasil

O desenvolvimento tecnológico brasileiro torna impossível a comparação entre os níveis de transformação digital entre o País e a Espanha, afirma Antonio Huertas, presidente do I Fórum Brasil-Espanha. O evento, realizado ontem (24/4) pela Fundação Conselho Espanha-Brasil, reuniu representantes de governos, empresas e sociedade civil de ambos os países para fomentar o desenvolvimento das suas relações como parceiros estratégicos.

Para Huescas, que também preside a seguradora espanhola Mapfre, a principal diferença entre as empresas dos dois países é que o mercado interno espanhol é menor que o brasileiro, o que força as empresas a irem para mercados estrangeiros. Porém, isso favorece o Brasil, já que o País é, no geral, o segundo maior mercado para as empresas espanholas, atrás apenas do Reino Unido, diz o executivo.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou do evento e destacou a construção de um cabo submarino de 10 mil quilômetros, que ligará as cidades de Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Lisboa (em Portugal) e Madrid (na Espanha). O cabo de fibra óptica, chamado de EllaLink, terá capacidade de 72 Terabits por segundo (Tbps) e será fornecido pela Alcatel Submarine Networks, tendo previsão de inauguração em 2019.

Kassab também enfatizou as parcerias recentes entre os dois países e disse que o Brasil tem boas oportunidades de investimentos para fortalecer os campos das políticas públicas de inovação, da infraestrutura e da formação de pessoal. Um exemplo é a chamada pública que a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Centro para Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), da Espanha, preparam para apoiar projetos inovadores de consórcios formados por empresas dos dois países.

“Esses convênios vão proporcionar investir recursos em questões específicas, que efetivamente devem contribuir para gerar soluções de infraestrutura aos dois países, com modernizações, aperfeiçoamentos e técnicas de produção”, afirmou o ministro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s