Mercado de trabalho sinaliza tendência de melhora gradual, diz FGV

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) da Fundação Getulio Vargas avançou 4,6 pontos em março, atingindo 100,5 pontos, considerando-se dados ajustados sazonalmente. Após o terceiro avanço consecutivo, o indicador acumula 10,5 pontos de alta no ano, sinalizando uma continuidade na tendência de melhora gradual do mercado de trabalho no que tange ao saldo entre a quantidade de novas vagas e de desligamentos.

Já o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) apresentou queda suave, ao variar -0,1 ponto em relação ao mês de fevereiro, atingindo 100,6 pontos. Após um período de relativa estabilidade, o indicador voltara a subir no final do ano passado e agora começa a ceder lentamente, num movimento de aparente acomodação.

“Apesar das melhoras do Índice Antecedente de Emprego (IAEmp), o Índice Coincidente de Desemprego (ICD) permanece em nível bastante elevado e não apresenta tendência significativa de redução nos últimos meses. Desta forma, os indicadores do mercado de trabalham mostram que situação presente do mercado de trabalho continua difícil a despeito das expectativas de retomada das contratações nos próximos meses”, afirma Fernando de Holanda Barbosa Filho, Economista da FGV/IBRE.

Destaques do IAEmp e ICD

Os componentes que mais contribuíram para a alta do IAEmp em março foram os indicadores que medem o ímpeto de contratações nos três meses seguintes, na Sondagem da Indústria de Transformação, e a expectativa com relação à facilidade de se conseguir emprego nos seis meses seguintes, da Sondagem do Consumidor, com variações de 9,5 e 9,0 pontos, respectivamente.

A classe que mais contribuiu para a suave queda do ICD foi a do grupo de consumidores que auferem renda familiar mensal entre R$ 4.800,00 e R$ 9.600,00, cujo Indicador de percepção de dificuldade de se conseguir emprego recuou 0,4 ponto.

A próxima divulgação dos Indicadores de Mercado de Trabalho da FGV/IBRE ocorrerá em 09 de maio de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s