Futuro em dinheiro móvel é oferecer programas de fidelidade, diz Amdocs

Ao redor do mundo há vários serviços de dinheiro móvel, que servem para incluir financeiramente uma parcela significativa da população que se encontra desbancarizada. Estima-se que 40% da população mundial não tenha conta bancária e entre 25% a 30% é sub-bancarizada, ou seja, tem conta em banco mas usa apenas para receber salários ou benefícios sociais de governos. Uma pesquisa encomendada pela Amdocs que entrevistou 1,8 mil usuários de 42 serviços de dinheiro móvel em nove mercados, incluindo Brasil, revela que esse segmento poderia crescer ainda mais se adotasse programas de fidelidade.

“A maioria dos provedores de serviços financeiros móveis (MFS, na sigla em inglês) está na primeira etapa de lançamento de seus serviços. Estão focados em funcionalidades básicas, como transferência de valores, pagamentos… Um programa de fidelidade é uma evolução natural disso”, comenta Jesus Luzardo, especialista em MFS da Amdocs.

O executivo entende que o primeiro passo é o provedor do serviço lançar um programa próprio de fidelidade, vinculado à sua plataforma de MFS. Em uma segunda etapa, valeria a pena se integrar a programas de fidelidade multimarcas. “Os provedores de MFS que simplesmente se afiliam a uma rede multimarcas acabam não se diferenciando. É importante que primeiro o provedor tenha seu próprio programa de fidelidade. Depois, para não ficar em uma ilha, deve se integrar com outros programas existentes no país, expandindo o ecossistema de pagamentos”, recomenda Luzardo.

Na América Latina, o executivo cita os mercados de El Salvador e da Bolívia como alguns dos mais maduros em MFS. Na Ásia, dá como exemplos Filipinas e Tailândia.

Pesquisa

Segundo o levantamento feito pela Amdocs, apenas 33% dos provedores de MFS oferecem um sistema de gerenciamento de múltiplos programas de fidelidade integrado ao seu serviço de carteira móvel. Por outro lado, 95% dos usuários consideram muito importante ou importante contar com tal ferramenta. E 88% entendem como muito importante ou importante poder compartilhar pontos de programas de fidelidade com amigos ou parentes.

De acordo com a pesquisa, metade dos provedores avaliados na pesquisa oferecem algum programa próprio de fidelidade hierarquizado (organizado em níveis, premiando melhor os clientes mais fiéis).

Amdocs

A Amdocs oferece para operadoras móveis soluções para a oferta de MFS e lançou recentemente uma plataforma.

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