Lokalwear inaugura sua primeira loja física e apresenta nova coleção, a Fibras

Conhecida por seu design original e por sua preocupação em trabalhar com comunidades locais, focando na sustentabilidade da cadeia produtiva, a LokalWear – marca de acessórios da designer carioca Bruna Seve Patkó e de Gabor Patkó – inaugurou na última quarta-feira, 15, a sua primeira loja física, localizada no quadrilátero de chame de Ipanema, Rio de Janeiro. O evento marcou ainda o lançamento da nova coleção, a Fibras.

Inspirada em Brasília, a coleção se apropria não só das famosas formas arquitetônicas da cidade, como também da vegetação característica do cerrado. Foi através de conversas com a ArteSol – organização que utiliza o artesanato como forma de inserção social – que Bruna e Gabor conheceram o trabalho do artesão João Gomes da Silva, dedicado a fazer esculturas com o Capim Colonião, muito característico da região. A partir daí foram inúmeras viagens a Gama, cidade satélite da capital, onde ele vive, para pesquisar e desenvolver modelos com esse material.

Por ser uma matéria prima sazonal, o capim é congelado para garantir produções futuras. Ele passa ainda por um tratamento onde a clorofila é retirada, garantindo assim a tonalidade palha e a maior conservação do produto.

Além do capim, outra flor típica da região também foi utilizada na coleção, a Pau de Leite do Cerrado. Ela aparece em metal colorido, trazendo um ar contemporâneo e único para os produtos naturais. “É muito bom ver a coleção nascer depois de todo o trabalho de pesquisa com materiais não convencionais. O resultado final faz valer toda a intensidade que vivemos. Estamos muito felizes”, conta Bruna.

São 20 modelos de brincos, 4 braceletes e 3 colares feitos com capim desidratado e metal pintado nas cores vermelho, azul celeste, areia e grafite. As peças são feitas de forma manual por pessoas socialmente vulneráveis, contratadas e capacitadas pela marca para tocar a produção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s