Sonda lança consultoria de negócios para Utilities

A Sonda, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, anuncia a criação de uma área de consultoria de negócios para empresas de Utilities. O objetivo da iniciativa é apoiar todos os setores do mercado de utilidades que precisam aprimorar a gestão de negócios, bem como as atividades ligadas às demandas regulatórias e ao atendimento ao consumidor.

Neste momento, o foco da integradora se concentra nas companhias de energia elétrica, que já se encontram em um avançado estágio de regulação e no setor de saneamento que, com a atuação mais efetiva das agências reguladoras e a pressão governamental pela universalização do acesso ao saneamento, precisam se adequar a este novo modelo. Nesse sentido, existem linhas de crédito do governo federal para a expansão dos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário e para projetos estruturantes e, uma das ofertas da SONDA visa justamente a elaboração de Planos de Negócio que possibilitem o acesso a essas verbas.

“Hoje, as empresas geradoras, transmissoras e, principalmente as distribuidoras de energia e empresas de saneamento precisam de apoio para todo o arcabouço regulatório olhando aos anseios de um cliente que cada vez mais exige serviços com qualidade, preços justos e com informações claras e rápidas”, explica José Bento Bueno, diretor que assume a nova área.

O executivo trabalhou mais de 30 anos no setor elétrico em empresas como Light, Eletropaulo, EDP Bandeirante, Elucid e há cinco anos está na SONDA. Nestas empresas, Bueno esteve envolvido no gerenciamento de grandes projetos de implementação de tecnologia e também na condução de projetos de consultoria estratégica a fim de aprimorar os processos de negócios.

A consultoria de negócios da Sonda possibilita às empresas a utilização das melhores práticas na gestão por meio de serviços que inclui desde o diagnóstico de processos e aplicações, passando pelo desenvolvimento de plano diretor e de Business Case para projetos de TI, até a otimização do ciclo comercial com a implementação de sistemas que potencializam a prestação de serviços à comunidade.

“A unidade nasceu de forma orgânica, a partir de um potencial desenvolvido pela SONDA há 25 anos no setor de energia, especialmente. Agora, a meta é ampliar a expertise que a companhia tem no segmento de energia para os setores de água e de gás diante dos sinais de retomada nos investimentos do País e, principalmente, do mercado de Utilities”, contextualiza Bueno.

Ao todo o núcleo tem a colaboração de 180 profissionais multiespecialistas. Entre as perspectivas futuras da nova frente está o apoio dado às distribuidoras na evolução rumo às tendências digitais, levando conceitos como Internet das Coisas (IoT), Business Intelligence (BI), Big Data e também as soluções já tradicionais da companhia.

Além disso, haverá o suporte às empresas que queiram expandir a consultoria da SONDA para suas operações na America Latina, estratégia que foi iniciada há dois anos com a criação do Centro de Excelência em Utilities e que agora é potencializada com o lançamento dos serviços de consultoria. “Isso amplia a nossa capacidade de atender as demandas deste mercado em outras regiões, fora do Brasil, com a mesma agilidade e expertise técnica”, finaliza Rivaldo Ferreira, vice-presidente da unidade de negócios em Utilities da SONDA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s