Instituto TIM reabre inscrições para programa de empreendedorismo

Está aberta a nova fase de inscrições para a 3ª edição de Academic Working Capital (AWC), programa do Instituto TIM que apoia projetos inovadores de estudantes. Nesta segunda etapa, que vai até 13 de abril, podem se inscrever, além de universitários de nove estados que estejam desenvolvendo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), alunos de oito Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo. As melhores iniciativas receberão acompanhamento, orientação de negócios e recursos financeiros para transformar sua ideia em um produto ou negócio.

“Temos a convicção de que os alunos das Etecs trarão enorme contribuição para o AWC. Por isso, resolvemos ampliar o alcance do programa, que é uma excelente oportunidade para que eles possam desenvolver competências empreendedoras, ampliando seus conhecimentos e enriquecendo seu currículo com este diferencial competitivo, além de colocar em prática uma solução inovadora que tenham planejado”, explica o presidente do Instituto TIM, Manoel Horacio.

Neste ano, o AWC também oferecerá para os professores de oito Etecs e duas Fatecs uma formação em empreendedorismo científico e inovação. Os docentes inscritos participarão de quatro encontros de formação, workshops presenciais e orientação para ampliarem os conhecimentos sobre empreendedorismo e modelo de negócios, para que eles sejam mentores dos alunos selecionados.

Em suas duas primeiras edições, o AWC apoiou o desenvolvimento de cerca de 40 projetos inovadores, como a MVSia, que tem entre seus produtos uma seletora de mudas de eucalipto que substitui o processo manual; o Nanotropic, um aditivo nanoplástico muito semelhante aos utilizados nas embalagens tradicionais de alimentos, mas com propriedades bactericidas e fungicidas; o Staat, um equipamento eletrônico com sensor para identificação precisa da cor dos dentes; e também o MyMigraine, um aplicativo para ajudar no diagnóstico das causas da enxaqueca.

Entenda o programa

Podem se inscrever grupos de universitários de qualquer área da graduação, desde que o líder do projeto esteja matriculado na etapa de execução do TCC, e que seu TCC seja voltado para soluções tecnológicas ou de inovação.Estão aptos a participar alunos matriculados em universidades do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Também podem participar alunos matriculados nas seguintes Etecs do estado de São Paulo: Etec Tereza Nunes (São Paulo), Etec Martin Luther King (São Paulo), Etec Getúlio Vargas (São Paulo), Etec Bento Quirino (Campinas), Etec Julio de Mesquita (Santo André), Etec Aristóteles Ferreira (Santos), Etec Rosa Perrone Scavone (Itatiba) e Etec Jorge Street (São Caetano do Sul).

Os interessados devem se cadastrar no site do programa (awc.institutotim.org.br/inscreva-se) para receber um e-mail com as instruções, modelo de proposta e documentos necessários para a inscrição, que poderá ser feita até 13 de abril. Os autores dos projetos selecionados receberão orientação técnica e de negócios, participarão de workshops e serão acompanhados semanalmente por monitores do AWC.

No final de 2017, os jovens empreendedores terão ainda a oportunidade de participar de uma Feira de Investimentos, durante a qual poderão apresentar suas soluções para profissionais do mercado e investidores.

Instituto TIM

Fundado em 2013, o Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Possui quatro pilares que definem sua atuação: Ensino, que tem como foco a educação em ciências e matemática; Aplicações, com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas livres; Inclusão, com a difusão do conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação; e Trabalho, criando novas formas de atuação por meio do conhecimento tecnológico. Todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM são livres. Os projetos do Instituto TIM já envolveram mais de 700 mil pessoas em todo o país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s