Mercado de trabalho retrata otimismo mas revela dificuldade de conseguir novo emprego

Reforçando o movimento do mês anterior, o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) da Fundação Getulio Vargas subiu 0,3 ponto em fevereiro, alcançando 95,9 pontos, o maior nível desde maio de 2010 (98,7 pontos). Já o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) recuou 1,9 ponto em relação ao mês anterior, atingindo 100,7 pontos, o menor nível desde outubro de 2016 (99,2 pontos). Pela ótica de médias móveis trimestrais, o indicador recuou 0,8 ponto.

“O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) retrata otimismo quanto à geração de emprego nos próximos meses. O nível do indicador permanece elevado e houve nova variação positiva do índice. A situação atual, no entanto, continua preocupante conforme sugere o resultado do ICD, que indica dificuldade de se posicionar no mercado de trabalho. Na margem, o ICD recuou levemente pelo segundo mês seguido, sinalizando pequena melhora na percepção de dificuldade de se conseguir emprego. Os movimentos de aumento do IAEMP e queda do ICD parecem alinhados com a perspectiva de melhora do mercado de trabalho nos próximos meses. ”, afirma Fernando de Holanda Barbosa Filho, economista do FGV/IBRE.

Destaques do IAEmp e ICD

Os componentes que mais contribuíram positivamente para a alta do IAEmp foram os indicadores que medem a expectativa com situação dos negócios nos seis meses seguintes, da Sondagem da Indústria, e o ímpeto de contratações nos três meses seguintes, da Sondagem do Setor de Serviços, com altas de 5,8 e 2,2 pontos, respectivamente.

A classe que mais contribuiu para a queda do ICD foi a do grupo de consumidores que auferem renda familiar mensal entre R$ 4.800,00 e R$ 9.600,00, cujo Indicador de percepção de dificuldade de se conseguir emprego recuou 3,3 pontos.

A próxima divulgação dos Indicadores de Mercado de Trabalho da FGV/IBRE ocorrerá em 07 de abril de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s