Mulheres têm acesso limitado a cargos de gestão e pedem planos para conciliar vida profissional e pessoal

São Paulo – Apesar de representarem a maioria da população e da classe trabalhadora brasileira, 53% das mulheres consideram que as empresas em que trabalham não oferecem meios para ampliar a promoção feminina a cargos de gestão, segundo levantamento da Sodexo Benefícios e Incentivos no Brasil. Além disso, 88% afirmam que as empresas não oferecem nenhum plano ou projeto de qualidade de vida específico para mulheres que ajude a conciliar a vida pessoal e profissional. O levantamento, realizado no último mês, ouviu 1.052 pessoas que estão trabalhando atualmente, sendo 66,25% mulheres e 33,75% homens.

Essa percepção contraria os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs – Women’s Empowerment Principles), iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global que estabelece sete princípios para o meio empresarial, em forma de documento, para empoderar as mulheres no ambiente de trabalho, no mercado profissional e na comunidade. O plano da ONU Mulheres tem como objetivo igualar a presença feminina e masculina no mercado de trabalho, com base nos principios de liderança corporativa sensíveis à igualdade de gênero.

“Construir um ambiente profissional igualitário, diverso e inclusivo, produz resultados financeiros e não financeiros nas organizações como o aumento do engajamento e satisfação dos colaboradores, reputação e reconhecimento de marca, retenção de clientes e crescimento do lucro orgânico e bruto”, afirma Aline Tieppo, gerente de Comunicação Interna e Diversidade da Sodexo Benefícios e Incentivos. O resultado deste levantamento reforça a responsabilidade das empresas em criar meios para promover a equidade de gênero no ambiente de trabalho em todos os níveis hierárquicos e também em estruturar programas que ofereçam  às mulheres outras dimensões de qualidade de vida, como tempo com a família, lazer e cuidados com a saúde e a espiritualidade.

O levantamento também revelou que, apesar de considerarem que as empresas em que trabalham não oferecem meios para ampliar a promoção feminina a cargos de gestão, metade das mulheres entrevistadas se sente reconhecida pelo trabalho que exerce nas organizações. E ainda que 72% das mulheres e 89% dos homens consideram que as mulheres são tratadas com respeito e dignidade por seus colegas e superiores no ambiente de trabalho.

Ações da Sodexo com foco na igualdade de gênero no ambiente de trabalho e empoderamento feminino

Em linha com sua política global de diversidade e inclusão, o Grupo Sodexo no Brasil, composto pela Sodexo Benefícios e Incentivos e Sodexo On-site,  assinou em novembro de 2016 sua participação nos WEP’s Mulheres (WEPs – Women’s Empowerment Principles) e criou um grupo de Liderança Feminina.

O grupo que conta com a participação de executivos das duas divisões tem como objetivo, incentivar a igualdade de gênero dentro da empresa e proporcionar o desenvolvimento e crescimento profissional das mulheres em todos os segmentos, através de reuniões trimestrais entre gestores e gestoras que terão a missão de disseminar através da equipe o conteúdo adquirido nos encontros.

“A Sodexo promove uma cultura que engloba diferenças, com cinco focos de atuação (Gênero; Gerações; Cultura e Origens; Pessoas com Deficiência; Orientação Sexual/ Identidade de Gênero). No caso da diversidade de gênero, a empresa tem ações estruturadas de atração, desenvolvimento e retenção de mulheres em todos os níveis hierárquicos. A criação do grupo vem para ampliar esse trabalho”, completa Andreia Dutra, diretora de RH da Sodexo On-site.

Além das iniciativas no Brasil, o Grupo Sodexo atua globalmente na promoção da igualdade de gênero em todos os níveis hierárquicos. Neste sentido, estabeleceu estratégias e metas que visam o desenvolvimento de suas colaboradoras para a consequente promoção a cargos de gestão até 2025. A Sodexo também atua no apoio e capacitação de mulheres fora da empresa, a exemplo do trabalho que realiza com as vítimas de violência doméstica na Índia e do incentivo que fornece à diversas famílias em suas jornadas para iniciar pequenos negócios de produção de mel no Chile.

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