Rede Provectum prevê atingir crescimento de 100% em 2017

Campinas – Maior rede imobiliária da Região Metropolitana de Campinas (RMC), a Rede Provectum começa 2017, ano que completa 30 anos, com sete novas unidades em operação e previsão de dobrar suas operações – próprias e credenciadas – até o final do ano, com a abertura de mais cinco filiais. Dentro de seu plano de expansão, iniciado no final de 2015, a empresa está entrando no segmento de lançamentos imobiliários, com a abertura de uma unidade exclusiva para atuar no Interior de São Paulo, região metropolitana de São Paulo e Sul de Minas Gerais. Somente a Provectum Lançamentos terá 230 corretores, que se somam aos 220 colaboradores que prestam serviços para a empresa.

O projeto de Credenciamento – aberto para ex-gerentes, investidores e imobiliárias de pequeno e médio porte que passam a trabalhar com a marca da companhia e a utilizar todo seu banco de dados e integrado – teve inicio no último trimestre de 2015, com uma credenciada. Em 2016 foram outras quatro, e 2017 já começa com duas credenciadas e mais cinco em fase de negociações e fechamento de contratos. Hoje, a Rede Provectum conta com 17 unidades em operação, das quais sete foram abertas nos últimos 20 meses.

A proposta do sistema de Parcerias foi concebida como uma estratégia para unir empresários do setor imobiliário de Campinas, em um momento de dificuldade financeira do mercado e contornar a queda nas vendas e locação. “A ideia foi inspirada em um modelo de negócios já consagrado em mercados maduros, como Estados Unidos e no próprio Brasil, baseado no compartilhamento de imóveis exclusivos por imobiliárias”, conta Luiz Antônio Bueno, Diretor Geral e fundador da Rede Provectum.

Segundo Renato Filipponi da Costa, coordenador da Rede Provectum e responsável pela implantação e gerenciamento do projeto, a iniciativa visa reunir imobiliárias que estejam estabelecidas há pelo menos três anos no mercado, tenham pelo menos cinco corretores cadastrados e com um histórico ilibado no mercado. Este grupo de empresas compartilhará um cadastro único de imóveis – para venda e locação -, ampliando as possibilidades de negócios e de ganhos conjuntos.

“A princípio, pode parecer que a empresa que está se credenciando vai perder lucro. Mas é o contrário. Pois ela passa a contar com um número muito maior de imóveis para negociar, ganhando em volume ao longo do tempo”, completa Costa.

Com um nome consolidado na Região de Campinas em negociações de compra, venda e aluguel de imóveis, a Rede Provectum decidiu dar um passo a mais na diversificação de seus negócios. A empresa acaba de criar uma nova divisão para atuar exclusivamente com lançamentos Imobiliários, tendo como Diretor Comercial Manoel Omati Duarte e Diretor de Vendas João Batista de Melo. Os dois profissionais foram contratados para atuar e desenvolver a Provectum Lançamentos.

Essa nova divisão é formada por uma equipe com 250 colaboradores, dentre eles corretores e gerentes regionais de negócios. “A Provectum Lançamentos irá atuar, inicialmente, em toda Região Metropolitana de Campinas (RMC), São Paulo, Região Metropolitana de São Paulo e Sul de Minas Gerais, podendo ampliar seu raio de negócios com a evolução do mercado”, comenta Duarte.

Segundo o Diretor Comercial da Provectum Lançamentos, o momento escolhido pela empresa para o lançamento dessa divisão é bastante oportuno e promissor, tendo em vista o reaquecimento do mercado imobiliário, após várias medidas tomadas pelo governo federal e a redução em curso das taxas de juros. “Já estamos com números de lançamentos de novos empreendimentos apresentando significativa melhora”, conta. “Nossa expectativa é em torno de 3000 unidades a serem comercializadas pela Provectum Lançamentos ainda este ano”, aponta o Diretor Comercial.

Além de empreendimentos direcionados para médio e alto padrão, o foco também estará em loteamentos fechados e no segmento econômico, dentro do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Este segmento, por conta dos incentivos governamentais, com juros menores e alongamento dos prazos de financiamentos, deverá crescer acima da média do mercado nos próximos anos, segundo projeções de especialistas do mercado imobiliário. Segundo o Diretor Comercial Manoel Omati Duarte, a Provectum Lançamentos já negocia acordos de parcerias com construtoras para comercializar os imóveis por elas lançados dentro do Programa.

Ao contrário das previsões pessimistas de especialistas para o mercado imobiliário, os números registrados pela Rede Provectum em 2016 mostram uma retomada dos negócios no âmbito regional. Com uma forte recuperação a partir de maio, a empresa fechou os doze meses com crescimento, tanto de faturamento como locação de imóveis, além de aumento no ticket médio de negócios fechados.

Segundo o diretor geral da empresa, Luiz Bueno, o mercado imobiliário regional deu sinais claros de reação a partir de maio do ano passado, mesmo diante da crise financeira e política do País, que paralisou a maior parte dos setores e afastou os consumidores das compras longas. O aumento no faturamento foi decorrente de um crescimento no valor de imóveis pagos pelos clientes. “As pessoas estão gastando mais na compra de uma casa ou apartamento. No ano passado, o ticket médio subiu R$ 112 mil, passando para R$ 323,4 mil, com predominância de vendas de apartamentos”.

O setor de locação, um segmento muito forte na região, também passou longe da crise no ano de 2016. Alavancado pela grande rotatividade de jovens universitários e transferências de profissionais das empresas estabelecidas na região, este setor superou os negócios do ano anterior. Se tomado como base o período entre 2011 e 2016, o aumento foi de 45%.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s