Recuperação do consumo deve ter início apenas no fim do primeiro semestre de 2017

Dados divulgados nesta terça-feira (13/12) pelo IBGE mostram que as vendas no varejo seguem em queda em outubro, com uma variação de -8,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Diante desses dados e da conjuntura econômica ainda desfavorável, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) avalia que um início de recuperação no consumo é previsto apenas para o final do primeiro semestre do ano que vem.

“Por ora, a situação do consumidor segue muito influenciada por fatores negativos, como juros altos, inflação, desemprego e queda da renda. A expectativa é de que essas variáveis mostrem alguma melhora apenas em 2017”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro. “E ainda existe uma defasagem para que possamos ver efeito positivo sobre os dados de consumo. O risco a este cenário está ligado ao ajuste fiscal em curso, à instabilidade política e ao cenário externo, que podem minar a confiança de consumidores e empresários, adiando ainda mais a recuperação”, analisa.

Para Pellizzaro, os dados de atividade fraca reforçam a expectativa de queda de 0,5 ponto percentual na próxima reunião do Copom, um passo mais intenso do que os cortes de 0,25 p.p. realizados nas duas últimas reuniões.

Queda de 0,8% na comparação mensal

Na comparação entre outubro deste ano com o mês anterior, as vendas do varejo tiveram baixa de 0,8%, segundo o IBGE.  A queda nas vendas dos segmentos de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,6%) e de combustíveis e lubrificantes (-1,7%) foram as principais contribuições negativas para o resultado mensal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s